Fonte: Jornal O Globo, de 08/03/2012
A notícia abaixo vem ao encontro de uma série de tecnologias que tem surgido recentemente, visando um aprimoramento maior na fabricação, uso e durabilidade de pneus. Chamamos a atenção para os aspectos relativos a vários princípios da TRIZ que estão presentes na novidade: a IDEALIDADE, que se expressa por meio da expressão simbólica:
Idealidade = (Benefícios crescentes) / (Custos + Ocorrências prejudiciais)
Também uma das recomendações importantes da TRIZ, relativamente a se investigar, no desenvolvimento de um produto, a possibilidade de fazer uso sempre que possível de recursos do próprio sistema. Transcrevemos abaixo a notícia original:
“Sistema dentro do pneus faz com que ele mesmo se ‘alimente’. Segundo a fabricante, vida útil do novo pneu é maior”.
(Foto: Divulgação) A Goodyear apresenta ao público pela primeira vez a tecnologia inovadora AMT (Air Maintenance Technology), que dispensa a calibragem dos pneus.
“A novidade poderá ser vista no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, até o próximo dia 18 de março. A tecnologia AMT permite que os pneus permaneçam calibrados na pressão ideal sem a necessidade de qualquer bomba ou sistema eletrônico externo. Para isso, todos os componentes do sistema, incluindo uma bomba miniaturizada, estarão totalmente contidos no pneu. “Ainda que a tecnologia seja complexa, a ideia por trás do sistema AMT é relativamente simples e alimentada pelo próprio pneu quando em movimento”, explica a fabricante de pneus. Na prática, a novidade elimina a necessidade de checar frequentemente a calibragem dos pneus. Além disso, a Goodyear afirma que a vida útil do produto é maior e sua eficiência ajuda a reduzir o consumo de combustível.
A tecnologia AMT está em fase de desenvolvimento nos Centros Tecnológicos da Goodyear nos Estados Unidos e em Luxemburgo, para ser oferecida tanto ao segmento de pneus de automóveis quanto da linha de veículos pesados. A empresa não fala ainda em data para o lançamento dos novos pneus.
US$ 1,5 milhão em pesquisas
O calendário de lançamento dependerá dos subsídios governamentais em pesquisa dos Estados Unidos e da União Europeia. Somente o Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos anunciou no ano passado investimento de US $ 1,5 milhão na pesquisa desses pneus, mas com o foco voltado para veículos comerciais. A verba será administrada pelo Laboratório Nacional de Energia Tecnologia e os trabalhos serão realizados no Centro de Inovação da Goodyear em Akron, Ohio. Em julho, a Goodyear recebeu uma ajuda do governo de Luxemburgo para pesquisa e desenvolvimento do mesmo sistema, voltado para veículos de passeio. Esse trabalho será realizado no Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg. “Embora semelhante em conceito, existem diferenças significativas nos sistemas para pneus de passeio e comerciais”, diz em nota o vice-presidente e chefe do departamento de tecnologia da Goodyear, Jean-Claude Kihn. Além disso, o Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos dos Estados Unidos liberou US $ 1,5 milhão para um projeto conjunto entre a PPG Industries e a Goodyear para melhorar a resistência ao rolamento e eficiência de combustível dos pneus. O objetivo do projeto é aumentar a eficiência de combustível de frotas de veículos de passageiros através do uso de uma nova estrutura”.