Visitamos a Home Page http://www.trizsite.com/onlinetools/contra_principles.asp
para fazer um teste. O uso da tabela é auto explicativo. São 40 Princípios, que possuem características que podem agravar o problema ou melhorá-lo. Estas duas condições contraditórias possuirão as indicações de solução na intercessão das duas entradas na matriz. Lá estarão indicadas as soluções criativas para o problema.
Para ver como isto funciona, experimentamos o caso de disparo de um airbag, Linha 15 (Duração de um objeto que se move – Duration of a moving object) e Coluna 31 (Objeto capaz de gerar danos acidentais – Object-generated harmful factors). Na intercessão das duas linhas encontramos os princípios para invenção sugeridos de números 21, 39, 16 e 22.
Chegamos à conclusão que o melhor para este caso é a sugestão de número 16, isto é, adotar um compromisso: “Um pouco menos… um pouco mais” (Slightly less, slightly more). Ou seja, o problema se torna mais facil de resolver adotando-se um compromisso entre as duas características opostas.
As soluções criativas muitas vezes são sugestões, conforme podemos observar neste caso, onde acabamos por optar por um compromisso.
Para entendermos o método, que é bastante sintético, deveremos usar o aplicativo online indicado.
Para compreensão melhor do que fizemos, sugerimos a leitura de nossos posts anteriores.
Recomendamos também estudar o tutorial da trizsite.com, que discorre sobre TRIZ de uma forma muito objetiva.
Obs: A matriz com os 40 princípios também pode ser acessada em http://triz40.com/
Os procedimentos e resultados serão os mesmos, porém nesta última matriz os exemplos resultantes da aplicação dos Princípios Inventivos ficam grudados ao cursor, com “dicas” por meio de “tool tips”!